sexta-feira, outubro 15

ENTRE LES MURS



Lendo a vida de Teresa de Ávila (santa do catolicismo), achei graça e muito apropriado terem escolhido seu dia para comemorar o "Dia do Professor". Foi uma odisseia, para conseguir montar sua ordem, isto porque nem dinheiro ela queria, apenas a permissão...Boas intenções, já causavam desconfiança...
Bom, quanto ao voto de pobreza...pra santa era por opção, para nós, os professores é compulsório, mesmo!
Em comemoração a este dia, acabei de assistir o filme francês 'Entre os muros da escola' do diretor Laurent Cantet. Estupendo!
O filme que ganhou a Palma de Ouro de Cannes, em 2008, foi baseado no livro de François Bégaudeau (lançado no Brasil pela editora Martins), que retrata a experiência de um professor da sétima série de uma escola da periferia de Paris, onde as diferenças sociais , choque entre culturas junto ao desinteresse dos alunos constroem um cotidiano tão conhecido para nós professores...As vezes, quando estou dando aula, paro, respiro e me pergunto se não estou em um filme de realismo fantástico! Ainda não consegui responder esta questão...Mas voltando ao filme, é íncrivel! Há muito queria assisti-lo, e hoje passou no canal futura.
O filme parece um documentário, mas segundo Marjorie Estiano, que apresentou e teceu comentários sobre, o diretor utilizou duas câmeras para conseguir este resultado, junto ao processo de improvisação e utilização de atores não profissionais.
Assista, a não ser que jamais tenha passado por uma escola do Estado, seja como aluno ou professor, sei que se reconhecerá...
Então fica aqui, meus parabéns, para nós, todos os professores  e nossas dores e nossos amores...