sexta-feira, outubro 15

SER E CONVIVER


Na última Oficina Pedagógica  da Diretoria de Ensino de Votorantim, eu falei do Projeto que estou elaborando, mas fugiu o nome do livro que utilizo, que caiu em minhas mãos, quase sem querer e desde então tem sido meu livro de cabeçeira.
Mas, aí vai; APRENDENDO A SER E A CONVIVER de Maria Clarice Baleeiro e Margarida Serrao sendo a editora: FTD.
Muito bom esse livro! Quem é da área da educação convive com a dicotomia existente entre a teoria e a pratica; uma tão utópica outra tão caótica...
Depois, de umas "adversidades" com uma classe a diretora do colégio onde trabalho, chamou-me em sua sala, relatou o último ocorrido (sim, são muitos...), pegou este livro (i-men-so!!!) de sua mesa e suspendendo em minha direção disse que eu devia lê-lo e trabalhar com ele, na sala em questão...Sexta-feira, última aula, minha cabeça só conseguia pensar que ia perder o ônibus se não cortasse aquela conversa o mais rápido possível...Peguei o livro tentei colocá-lo na mochila e não coube...mau sinal...
Passou o final de semana e...?Não li...entrou a semana e ...?Não li...Quarta-feira última aula, descubro que não tenho quadra, não tenho sala, não tenho pátio...sim, sobrou-me o estacionamento!!!E depois, dizem que é moleza ser professor (a) de Educação Física!!! Pronto, minha programação foi pra lua...Realmente, devo ser uma pessoa calma...Ou finjo muito bem, ter paciência... Coloquei os quase quarenta alunos em círculo, deixei um monitor para o alongamento (ai se eu esquecer e repetir o monitor, é briga na certa!), abri minha mochila na esperança de ter levado joguinhos, e heis quem eu encontro? O livro...tão desprezado... Salvou minha aula e meu pescoço...afinal, quarta é dia de receber a supervisora...huuuuuum!
Podem confiar, é totalmente prático, contextualizado e os alunos respondem rapidamente!Minha nova paixão!
Possui 140 dinâmicas, sistematizadas a partir de três experiências com grupos de adolescentes de Salvador (Projeto Memorial Pirajá, Projeto Adolescência Olodum, Projeto Crescer e Ser)
De maneira criativa e lúdica , são abordados algumas temáticas básicas do desenvolvimento pessoal e social: integração, identidade, comunicação, grupo, sexualidade, cidadania e projeto de vida.
Trata-se de um instrumento de educação para a convivência e a cidadania, que desenvolve uma série de competências pessoais e sociais, essenciais na preparação do jovem.
Fui ver pra comprar e achei o preço nada lúdico: R$ 74,00!!! Isto quer dizer que meu projeto, precisará de constantes revisões e este livro terá de ficar comigo...rs....

PS- Um abraço pra minha PCOP, Márcia Magali (sempre elegante e divertida) e meus amigos de profissão, que demoro muito para vê-los mas sempre que os reencontro, é uma grande festa!

Nenhum comentário: