sexta-feira, outubro 22

CARTAS A MI AMOR


Batamos as aldravas da Escribanía Dollz ...
Concordo que há pessoas muito especiais, sejam estas chamadas de seres evoluídos, espíritos de luz, ou anjos...Tanto faz, tudo se refere aquelas pessoas que possuem a capacidade singular de nos afetar, mudando nosso rumo, nosso pensar, as vezes o dia, as vezes a vida... 
Eu os chamo de anjos... Mal`ach, (anjo em hebraico) significa mensageiro!
E pensando em tudo isso é que lembrei de uma história linda, de um anjo que vive em Cuba; vou lhes contar...
Salvo engano, no documentário de "Passagem para" do Luís Nachbin (tv futura) no episódio  "A Única Pátria que Conheço", é gravado em uma cidade chamada Sancti Spíritus (sugestivo?), cerca de 350 quilômetros a oeste da capital de Cuba, a equipe está a procura de uma casa chamada Escribanía Dooz...
Bate a aldrava presa no alto da porta...Uma porta azul, envelhecida; decadentemente linda; passos; Liudmila Quincose, uma escritora cubana, abre a porta calmamente e nos conta sua história.
Esquecendo de todas as suas dificuldades, sua dura realidade, um dia acordou e escreveu em uma cartolina : "Escreve-se cartas de amor a qualquer hora. Cartas de negócios e cartas de suicidas das 8h30min às 15h"  e pendurou a sua porta de entrada. rs...não é, demais? A vizinhança totalmente constrangida, foi aos poucos descobrindo que a partir daquele momento ela abriria as portas de sua casa para escrever cartas, a quem pudesse, ou não pudesse pagar...Nossa, achei ótimo, a restrição dela quanto aos horários das cartas de negócios e de suicidas...rs...rs...rs....muito bom!
Como nossa Dora ( FernandaMontenegro) em Central do Brasil, ela passou não só a escrever, mas a entender os sentimentos das pessoas tão simples que ali chegavam, que muitas vezes, mal tinham vocabulário suficiente pra expressar seus sentimentos...Tão delicada ela me pareceu, sentada em seu sofá ela calmamente escutava cada história e depois ia a sua escrivaninha curvando seu corpo e seu espírito sobre tinta e papel...Lembro dela contando que ainda lhe causava surpresa o fato de sua clientela ser maioria homens, muito machões, muito fechados, que ali, sentavam e contavam suas vidas!Ela sorriu quando Nachbin, explicou que ela era o que uma  psicanalista é para nós, mas em sua elegância angelical, Liudmila disse que não, era apenas uma 'mensageira"...
Não consegui publicar o vídeo, mas desejando assistir alguns trechos do documentário acessem
http://www.passagempara.org.br/ e procurem por lá, quanto as cartas, leia esta que ela escreveu para um moço chamado Luís, endereçado a sua esposa (Luda):

Mi amor, mi Luda,
Andábamos sin buscarnos, pero sabiendo que andábamos para encontrarnos. Yo no te elegí. Uno no puede elegir el sol que lo va a alumbrar, ni la lluvia que lo mojará una tarde cualquiera. Simplemente sucedió. Te tuve frente a mí y me di cuenta que estarías en mi vida para siempre. No importa que entraras y salieras de mi historia. Al final estabas como premeditada. Quiero agradecerte por mostrarme realmente qué es la felicidad. Por dejarme quedarme a tu lado. Por hacerme comprender mejor la vida. Por mostrarme realmente el sentido de pertenencia a un lugar. El dulce sacrificio que es la familia. Gracias también por Cecília. Aprender a ser padre es también aprender a ser un poco más hombre. En el sentido universal de la palabra. Cerca de ustedes me siento protegido. Ustedes son mi escudo, mi fortaleza, la única patria que conozco. Por último, quiero agradecer tu comprensión, la manera en que entiendes mi trabajo. Este viaje, por ejemplo, que es tan especial para mí, porque la felicidad es completa cuando al final del día regreso después de tanto trabajo y estás para compartir la carga, para aliviarme. Vida mía, cerca de tí me siento cada vez más inspirado. El mundo es un lugar perfecto cuando estoy junto con ustedes. He descubierto contigo el verdadero sentido de la palabra amor. Te amo un poco más que antes, un poco más que siempre.

Tradução:

Meu amor, minha Luda,
Andávamos sem procurar um ao outro, mas sabendo que andávamos para nos encontrarmos. Eu não te escolhi, mas não se pode escolher o sol que vai nos iluminar. Nem a chuva que vai nos molhar numa tarde qualquer. Simplesmente aconteceu. Tive você diante de mim e me dei conta de que estaria na minha vida para sempre. Não importa que tenha entrado e saído da minha história. É como se tudo já estivesse premeditado. Quero agradecer por me mostrar o que é realmente a felicidade. Por me deixar ficar ao seu lado. Por me fazer compreender melhor a vida. Por me mostrar o real sentido de pertencimento a um lugar. O doce sacrifício que é a família. Obrigado também por Cecília. Aprender a ser pai é também aprender a ser um pouco mais homem. No sentido universal da palavra. Perto de vocês, me sinto protegido. Vocês são meu escudo, minha fortaleza, a única pátria que eu conheço. Por último, quero agradecer a sua compreensão, a maneira como entende o meu trabalho. Esta viagem, por exemplo, é tão especial para mim porque a felicidade é completa quando, ao final do dia, volto depois de tanto trabalho e você está aqui para dividir o peso, para me aliviar. Minha vida, perto de você me sinto cada vez mais inspirado. O mundo é um lugar perfeito quando estou junto com vocês. Descobri com você o verdadeiro sentido da palavra amor. Te amo um pouco mais que antes, um pouco mais que sempre.
Luís

Hoje Luidimila cuida da Escribania Dollz, que virou uma referência do gênero, lançando até um concurso internacional (sim ela ficou famosa!), onde ela  e mais personalidades da cultura cubana escolhem a melhor carta de amor! Os quatro prêmios concedidos  são de 500 pesos cubanos (cerca de US$23), além de diplomas e obras de arte
Caso deseje participar da seleção de 2011, obtenha mais informações no site: http://www.hero.cult.cu/?1143 . 
E então,  batamos as aldravas da Escribanía Dollz?