domingo, maio 27

LEITE-BAR KOROVA


"É um livro" disse eu."Você está escrevendo um livro" Eu falava com uma golósse bem grosseira." Eu sempre tive a maior admiração por quem sabe escrever livros" Então eu olhei p'ra folha de cima e tinha o nome - A LARANJA MECÂNICA - e eu falei: "Esse título é bastante glupe. Onde é que já se viu uma laranja mecânica?" Então eu li um malenquinho, com uma golósse meio aguda, que nem de pregador: "... A tentativa de impor ao homem, criatura superior e capaz de doçura, a fluir suculentamente, na última fase da Criação, dos cantos dos lábios barbudos de Deus, tentar impor, digo eu, leis e condições apropriadas para uma criação mecânica, contra isto eu levanto a minha pena-espada."O Tapado fez o velho som de língua no beiço com essa eu também tive que esmecar. Então, comecei a rasgar as folhas e espalhar os pedaços pelo chão ... / ...Primeiro o punho esquerdo, depois o direito, de modo que o nosso amigo, o vermelho, vermelho vino de primeira casta e o mesmo em todos os lugares, como se fosse produzido pela mesma grande firma, começou a escorrer e a manchar o lindo tapete limpo e os pedacinhos do livro dele que eu continuava rasgando."

"O dia era muito diferente da noite. A noite pertencia a mim e meus drugues..."

"Vai ser a sua própria tortura" disse ele sério."Espero em Deus que te torture até a loucura."Então, antes que ele me dissesse, eu sabia o que era. A ptitsa velha que tinha aqueles cótes e cóchcas tinha passado desta para melhor, em um dos hospitais da cidade. Eu tinha rachado assim com força demais. Ora, ora. Agora eu já tinha feito de tudo. E só estava com quinze anos."

"Ser bom pode não ser agradável, 6655321. Pode ser horrível, ser bom..." pg. 104, leia é o trecho mais belo do livro!

(Laranja Mecânica- Anthony Burgess).



Nenhum comentário:

Postar um comentário