sexta-feira, janeiro 7

ES MUSS SEIN


"Es muss sein, es muss sein!" Eu que perdi tanto, hoje encontrei duas coisas caras a mim... Budapeste e uma amiga, quase uma torre, quase uma pluma, quase uma irmã... As duas coisas eu perdi pelo caminho, pela total falta de habilidade em separar o peso da leveza...
Acordei com a urgência de desencaixotar todos os livros, libertá-los... E nesta minha tentativa de arrumar, ordenar, cuidar (não é preciso ter estudado psicologia para entender minha motivação) encontrei ali quietinho, ainda com a página marcada do nosso último encontro, Budapeste..."Num destes dias, tendo Kriska colada em meu peito no vagão lotado, sem que ela me perguntasse nada, me deu na veneta pronunciar a palavra szívem. Szívem quer dizer meu coração, e ao falar mirei seus olhos, para saber se a pronúncia estava correta. Kriska porém olhou para baixo, para os lados, para a janela, os anúncios, o túnel, seus olhos fugiram do assunto"...
 Quando comecei a lê-lo, tempos atrás, amei de pronto, mas parei... "Há tempo para todo o propósito debaixo do céu..." E era tempo de estar calada... Até a alma!
Fiquei tão, mas tão feliz ao vê-lo, pois lembrei que tive um dilema moral, tirei ele da pilha de doação para CDP (Centro de Detenção Provisória), mesmo sabendo que não ia lê-lo... Acho que é por isso que fiquei tão feliz, meu egoísmo infantil se dissipou em um gesto de amor que ´só quem ama livros (da celulose, ao pó, da história a dedicatória) pode me compreender... Abracei-o fortemente por não tê-lo perdido e dentro de mim, de pronto a canção do Toquinho inundou meus pensamentos... Serei sempre seu confidente fiel/ Se seu pranto molhar meu papel... Quando surgirem seus primeiros raios de mulher /A vida se abrirá num feroz carrossel /E você vai rasgar meu papel / Só peço a você um favor /Se puder /Não me esqueça num canto qualquer...
O dia seguiu seu novo rumo, me fazendo lembrar que "O destino conduz o que consente e arrasta o que resiste' (Séneca- papai do mais famoso piromaníaco), entretanto como se eu fosse o miserável homem a implorar a Beethoven "Tem  de ser? A voz do destino insistia em ecoar  "Sim, tem que ser! Tem que ser!” "Der schwer gefasste Entschluss", a decisão gravemente medida’’
Procurei por Kundera, o qual somente li há anos atrás para conhecer uma alma, e decepcionei-me inteiramente, pois não havia heróis, ninguém era feliz, e eu não era nem peso nem leveza... Coisa que a vida tratou-me de me ensinar... "O peso, a necessidade, o valor são três noções íntima e profundamente ligadas: só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa."
E como uma criança que vai cair, e olha para os lados, não vi ninguém, não que eu não os tenha, pois sem merecimento algum, e as vezes nem entendendo por que sou cercada dos melhores... Mas há momentos que nem os "melhores" bastam... Pois precisamente quando te depara com perguntas para as quais não há resposta, que marcam os limites das possibilidades humanas e que traçam as fronteiras de nossa existência (A alma e o corpo, de A insustentável leveza do Ser), só quem é leveza por ser também peso pode entender que eu atravesso o presente de olhos vendados, mal podendo pressentir aquilo que estou vivendo... E só mais tarde, quando a venda me for retirada, poderei perceber o que foi vivido e compreender o sentido do que se passou...
Liguei para essa pessoa, a mais mulher entre as mulheres que já conheci, e ainda que a quilómetros de distância, pegou-me no colo e enfim pude chorar...
Hoje reencontrei o livro que já consigo não aprisionar em minhas mãos ( eu que julgava que seria horrível deixa-lo em uma penitenciaria...quanto apego, quanta presunção...) e uma irmã que deixei pelo caminho sem saber que "Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr" (Eclesiastes)...

2 comentários:

  1. Belo texto e riquissimo intertexto...

    parabéns

    comecei a segui-la...

    passarei sempre por aqui para apreciar tuas escritas

    ResponderExcluir
  2. Deus abençõe!!! Seja bem vinda, sempre... Encontrei seu blog (http://blogdaescrita.blogspot.com/), belíssimo!!!Estou acompanhando...Beijos, e tudo de bom, pra ti, guria!

    ResponderExcluir