segunda-feira, novembro 15

BIENAL - 2010




Saudades da minha caixinha, novamente a vida  atropelou-me e acabei deixando de lado minha doce "delicatésse"!
Bom, mas a vida continua, o tempo não para e o sol, ainda vai nascer amanhã... Vamos as velhas novidades:
No início do mês fui a Bienal! Nossa, estupendo, muuuuuuuuuito bom! Não percam a oportunidade, fica até dia 12de dezembro no Parque Ibirapuera - São Paulo!
Com o título "Há sempre um copo de mar para um homem navegar" (trecho do poema de Jorge Lima), a exposição faz um paralelo entre arte e política. Pra falar bem a verdade, achei que veria esta conexão (arte/política) de forma mais óbvia, felizmente não! Surpreendi-me com a sutileza que tudo foi tratado. Até mesmo a obra "Bandeira Branca" de Nuno Ramos que ficou mais conhecida pelo episódio dos "urubus" que faz uma crítica contundente a política achei que seria bem óbvia ( tenho que confessar; fui levada a ela mais pela exposição da mídia, mas ao vê-la fui arrebatada, tomada de um medo e um vazio  na alma...) é feita de sutileza ! A instalação é realmente impactante!

Ah, importantíssimo, marquem : Piso 2, obra 13, mapa A9, A10 ... Antonio Vega Macotela!!!! Lindo, lindo lindo!!!Este artista mexicano, teve uma idéia ótima!!!! Como queria ter uma relação de troca com a arte imaginou onde o dinheiro valeria nada; prisão! Ele então passou a fazer escambo com os prisioneiros! Estes contruiam uma obra e ele fazia um favor fora da prisão, cumprido ele voltava e tomava posse da obra...O que me encantou não foi o fim, mas o processo...acabei por copiar todas (ou quase todas) as histórias;

01. Para o prisioneiro Oswaldo, Macotela foi incubido de ir a rua Sulivan, onde teria de ficar olhando as prostitutas...Os olhos de Oswaldo, escaparam da prisão...rs...Por este favor Oswaldo mapeou três trajetos em sua cela, sob o efeito de três drogas; maconha; cocaína e crack.

02. Para o prisioneiro Raul Ivan, Macotela cantou uma serenata para a mãe (do prisioneiro), por este favor Raul desenhou um mapa acústico, registrando e codificando verdes e azuis os sons amistosos; em pretos os não amistosos.

03.Para o prisioneiro Copado, Macotela espiou a ex amante, por este favor Copado fez um tabuleiro de poleana (jogo de apostas famoso nas prisões do Mexico), usando o cabelo de sua atual amante...

04.Para o prisioneiro Escobar, Macotela foi a sua cidade e esperou para testemunhar o primeiro filho de Escobar dar o primeiro passo...Enquanto isso o prisioneiro recolheu e catalogou pontas de cigarro de todas as alas do presídio, até o momento que soube que Macotela tinha conseguido testemunhar.

Não é lindo? Muito mais histórias, não deixem de conferir esta obra, eu fiquei um tempão aí, não queria sair!
Mas, vamos as fotos!!!!


Não, não é uma instalação  é o nosso lanche!!!!!!!!Estava maravilhoso, parabéns Carmem !


Este grupo ficou com a monitora Priscila, eu e a Carmen, os outros vinte ficaram com o Márcio!
Eles amaram, e vê-los rindo, correndo, mil anotações, flashs, flashs, flashs...me comoveu!Ah, aqui fica o registro, nossa monitora Priscila (camiseta verde), foi demais, em meia hora correu com a gente passou todas as informações com tanto entusiasmo, que parecia ser dela as obras ! Tudo de bom pra ti, guria!!!!



Carmem renascendo...rs...


Precisam ver que bonitinha a cara da Carmem depois que subiu, deitou, bagunçou toda a obra me perguntando:- Bia, você realmente tem certeza que podíamos subir? Eu: Não, eu inventei!!!!


Muito lindo!Parece uma chuva de setas em movimento...No entanto, está ali imóvel...


Carmem se jogando em outra obra, dessa vez eu não tive culpa!!!rs...Essa podia!


Eu, abrindo os quadros da ditadura!



Todo mundo na obra do piano com cera e eu encantada com este quadro...


Assim, olhando, não parece lá tããããão legal!!! Mas eu amei! Uma sala quase sem nada e você tem a sensação (principalmente olfativa) que se está na praia!



Ah, o piano com cera...


Carmem, este tenho certeza: a pele do invisível! Acertei? Levantamos o tecido amarelo e há uma foto imensa de pessoas presas pela ditadura! Hi, era pra ser uma surpresa?


 Ai, esta foto tem um significado especial pra mim!Acabou que ficando depois do passeio monitorado eu, Carmem e Márcio (professor de arte do colégio Jana Marum). Já tinha dado o tempo combinado de irmos nos encontrar no saguão para partirmos, já tínhamos sidos convidados a sair do MAC pelos seguranças-(culpa da Carmem que nos levou MAC adentro...rs...), já tinha feito eles correrem literalmente pela Bienal porque eu tinha escutado SIM, o som da obra que os três estavam loucos para ver: Abajur (Cildo Meireles )!! E... alarme falso!!! Queriam me matar... Enfim, já não dava mais...Carmem, muito a contra gosto nos lembrou que devíamos ir, pois já estávamos hiper atrasados... Bom, como vêem, abstraímos tudo e ficamos a esperar a hora cheia para ver o Abajur "ligado"...Valeu!!! Conseguimos!!! Ela realmente é "bela, lúdica e cruel" (Celso Fioravante-veja)!


 Carmem, feliz!!!!!!!!!! Te amo, criança!!!!



Minha linda rasteirinha de pérolas...desculpem!!!! rs...rs...rs...


 Muito legal o passeio monitorado, pois dava pra entender todo o processo da obra


Olha a cara dos dois, será que estavam conseguindo se localizar? rs...rs...rs...



Passeio no parque!


Artistas...


É linda esta obra!Os tecidos enrolados nas árvores são roupas de pessoas doentes, pois existe uma crença que as árvores "sugam"estas doenças libertando as pessoas!


Depois de um dia lindo, voltamos todos para casa, cheios de alegrias, com mil histórias pra contar...E a alma transbordando de uma sutileza que só a arte pode permear!


PS- Carmem, muuuuuuuuito obrigada pelo convite! Amei o passeio e precisando de qualquer coisa conte comigo! Muita saudade, criança!!!!! Ah, desculpe-me, não a encontrei para emprestar "O sol também se levanta", mas espero que as noites de Paris sejam igualmente esfuziantes as relatadas por Jack Barnes ( Hemingway ).Quem sabe, um dia estaremos juntas na cidade da luz, brincando novamente de ser criança! Beijos, meu anjo!