sábado, agosto 24

O LIVRO QUE NÃO LI...



Assisti há uns anos atrás uma entrevista no Globo News Literatura, com Antônio Olinto, que acredito estava lançando a trilogia "Alma da África", explicava seu processo criativo de escrita e discorria sobre a história dos ex- escravos brasileiros que voltavam a África  após a abolição, isto me chamou muito a atenção, pois tinha acabado de ir ao Museu Afro Brasileiro (SP - Parque Ibirapuera) e estava respirando tudo aquilo ainda, mas sobretudo não saía da minha cabeça o segundo piso onde encontrei exposta muitas cartas de ex-escravos brasileiros que tinham voltado a sua nação de origem. A carta que mais me comoveu era de uma neta (não lembro a nacionalidade) que relatava que a avó jamais mencionava o que tinha se passado no Brasil, anos e anos se passaram e a família sabia que o passado não poderia ser tocado, que a vida dela existia apenas depois da escravidão. Uma noite, com a família reunida ela começou a contar sem que ninguém perguntasse, e todos choraram por saber o horror pelo que fizeram a ela, no entanto a neta escreve que ela (a avó) disse pensar no Brasil  não com ódio, ma sim guardava saudade do seu povo que aqui ficou. Li e chorei muito com esta carta. Acho que por isso "A casa da Água " me comoveu sem eu sequer ter lido ainda. Parece ser a saga de uma ex-escrava que chega a África depois de toda a brutalidade vivida no Brasil e reconstrói a sua vida através de uma fonte d'água que tem no seu quintal, logo entende que a única forma de sobreviver é vender sua água as pessoas do seu pequeno povoado, mas parece ser sobretudo a história do matriarcado. Assim que puder me darei este presente, o livro que não li e por tanto tempo levo junto a mim. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário