sábado, julho 6

A HARD RAIN'S A-GONNA FALL


A defesa da minha dissertação (Beleza do corpo feminino: jogos de poder nas aulas de educação física) ocorreu no dia 25 de junho, as 9:30h. Chovia forte, tanto quanto o dia que fui fazer a entrevista, dois anos antes. Foi um longo percurso até me reencontrar com mais esta manhã de chuva.
Penso, mas não consigo achar outro caminho que tenha me feito tão feliz, como este. Não foi um caminho de facilidades... E só Deus sabe, o que quero dizer com isto. 'Doze montanhas nebulosas" foi o que eu enfrentei... Muitas vezes me senti a pessoa mais solitária deste mundo, e em outras grata por conhecer tanta gente especial... O pessoal da Unicamp, Ufscar (Prof. Dr. Silvio meu carinho eterno!)...rs... nunca conheci tanto padre, ou ex padre, no total foram seis e todos eles me ajudaram muito com referências, livros e principalmente por me lembrar a todo momento o quanto a vida deve ser celebrada!
Uniso... Nossa vai ser difícil, entender que acabou, que não estudo mais lá... Amo aquele lugar, os professores, os amigos e funcionários... Meu lugar na biblioteca... Saudade eterna.
Estudar com a minha irmã Carmem... Hoje recebi o mais belo presente de aniversário que ela podia me dar!
Mas de tudo, lembro de Giovana minha "garotinha com o arco-íris nas mãos", que se fez o motivo e a força para seguir, quando meus pés pareciam afundar em um oceano...agradeço, ainda que pouco entenda o que fez por mim.
Sigo, levando amor, principalmente pela Educação; caminho este que desejo seguir mar a dentro.

Prof. Dr. Hylio Lagana, eu, Prof. Dr. Luiz Fernando e Prof. Dr. Pedro Goergen

A foto acima foi logo após tornar-me mestra; e em seguida os agradecimentos que escrevi para a minha dissertação. Peço perdão, pois muitos outros nomes deveriam constar, mas então eu teria que escrever uma "bíblia" se o fizesse, fica aqui minha gratidão, por todos que de alguma forma me ajudaram a "conhecer a minha canção".

AGRADECIMENTOS

Manoel de Barros, uma vez disse: “escrevo para entender meus silêncios”... Assim sabendo, entendo agora porque escrevi tanto. São longos os meus silêncios! Às vezes, até acho que sou feita deles... E um dia, nesses silêncios mais profundos, olhei onde meus pés estavam, olhei para trás, depois olhei para um lado e depois para o outro lado, fechei bem os meus olhos e dei um passo, um pequeno passo a frente... Passo este que durou dois anos. E nesta breve jornada, longo foram os dias. Nunca caminhei só... sobre mim, o céu que nos protege e abaixo dele, quase providencial, havia sempre um olhar amigo, um colo, um abrigo. E, neste momento, que posso parar um pouco, descansar, respirar com um tiquinho mais de calma, consigo já olhar para trás e dizer: obrigada a estes, que fizeram possível este meu caminhar.
Assim, sou extremamente grata a minha família! Por trazer-me até aqui, segurando em minhas mãos, meu pai e a minha mãe. Minhas irmãs, as quatro estações da minha vida, meu cunhado Beto, minhas sobrinhas em especial Laurin, que tanto me ajudou. Giovana, minha filha, luz dos olhos meus e razão do primeiro passo.
Agradeço minha amiga e irmã Carmem Machado, por suspender o cotidiano para que eu pudesse enxergar a beleza. Márcia Renata, por me abraçar quando chorei. Edimara, por suas palavras... Sandra, por seus silêncios. Stela, amiga de infância, Júnior pela beleza da arte. Meu amigo Edmilson por ouvir minhas confidências e pela amizade, como todos os meus outros amigos do mestrado.
Minhas alunas, que participaram da pesquisa, de forma tão carinhosa, generosa muitas vezes me emocionando por tamanha confiança, outras vezes me fazendo rir com suas brincadeiras e seus olhares tão inocentes para o mundo. Sem elas, nada disso existiria... Aos alunos Dário, Emily e Thais, por não me deixarem esquecer como eu exatamente era na minha adolescência.
E lembrando do colégio, o rosto de três mulheres me vem, à frente... Nalva, Miriam e Lázara, a quem eu sempre corri, pedindo que orassem por mim, quando tudo parecia impossível... Sempre tive certeza, que Deus as ouvia. "Chefe" Neuza, por seus abraços apertados... Diretora Valéria Quintiliano, por escolher conduzir a escola através do caminho da paz e as coordenadoras Débora e Cristina pela cooperação e paciência para comigo. Todos os professores, colegas de dias trabalhosos...
E olhando bem lá para trás, tenho que agradecer meu amigo e primeiro mestre Dr. Marcelo Conte, por acreditar em mim, e me apresentar a vida acadêmica, tanto quanto Dr. Paulo Borges e Dra. Marilene Oliveira, que viram em mim alguém cheia de perguntas e me fizeram crer que isto era bom.
Ao professor Dr. Marcos Reigota, por ter apresentado a mim o texto (de sua autoria) "A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens”. Dr. Pedro Goergen, pelos livros emprestados e por sua contribuição na qualificação. Dr. Silvio Marques, por sua generosidade.  Dr. Hylio Lagana Fernandes por aceitar participar da defesa e suas contribuições.
... São muitos a quem tenho que agradecer! Mas sobretudo um, que tem meu carinho eterno; professor Dr. Luiz Fernando Gomes, pelo qual tive a honra de ser orientanda. Luiz me faz lembrar que qualquer homem que sorria como uma criança é digno de confiança. E de tantos adjetivos, títulos e tudo mais, é na verdade isto que vou levar, “sorri como, sorri uma criança”.
Por fim, agradeço o órgão da Educação do Governo do Estado de São Paulo, que através do Bolsa mestrado, me foi possível a realização desta pesquisa, tanto quanto a realização do mestrado.




PS- As referências do texto, citam a canção de Bob Dylan (A hard...). Mas muitas outras, ficarão como um retrato deste tempo. Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário