quinta-feira, novembro 29

MODOS DE VER


...165 páginas, li praticamente em uma hora! "Modos de ver", incrível este livro. John Berger, crítico de arte e escritor juntamente com mais quatro colaboradores escreveram este livro em 1972. São sete ensaios que tem como objetivo iniciar um processo de questionamento sobre modos de ver.

"Ver precede as palavras. A criança olha e reconhece, antes mesmo de poder falar. Mas existe ainda outro sentido no qual ver precede as palavras: o ato de ver que estabelece nosso lugar no mundo circundante. Explicamos esse mundo com palavras, mas as palavras nunca poderão desfazer o fato de estarmos por ele circundados. A relação entre o que vemos e o que sabemos nunca fica estabelecida. A cada tarde, vemos o Sol se pôr. Sabemos que a Terra está se movimentando no sentido de afastar-se dele. No entanto, o conhecimento, a explicação quase nunca combinam com a cena." 

"Nunca olhamos para uma coisa apenas; estamos sempre olhando para a relação entre as coisas e nós mesmos."

"Para os artistas da renascença, a pintura era, talvez, um instrumento do saber, mas era também um instrumento de possessão, e não devemos esquecer, ao lidarmos com a pintura da renascença, que el só foi possível por causa das fortunas imensas que estavam sendo acumuladas em Florença."

"A pintura a óleo fez para as aparências o que o capital fez para as relações sociais. Reduziu tudo à igualdade de objetos."

(Modos de ver - Jhon Berger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário