terça-feira, novembro 20

CORPO RE- CONSTRUÇÃO - AÇÃO RITUAL PERFORMANCE


Em minhas pesquisas sobre o corpo, tenho como prioridade encontrar teses relacionadas ao assunto, pois acredito que a ciência produzida nas universidades, não devam ser unicamente um protocolo para obtenção de titulação, mas sim importante contribuição ao conhecimento, que faço questão de propagar. E dentro desta perspectiva acabei encontrando duas teses que eu adorei; uma delas já postei aqui no blog, "Vendo (o) Corpo, Vendo (a) imagem: a autorrepresentação fotográfica de mulheres e travestis profissionais do sexo do Itatinga/Campinas de Luiz Carlos Sollberger Jeolás"e a outra é essa : Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance, ambas tese de doutorado da Universidade da Unicamp.
Esta tese (2008), depois foi transformada em livro e tem um  site (http://www.fernandamagalhaes.com.br/recorpo.html), também! A artista é Maria Fernanda Vilela de Magalhães. Eis o resumo:

Performance é um projeto de criação desenvolvido durante o Doutorado, que se constrói a partir de nove ações performáticas realizadas ao longo de 2003-2008 e que resultaram em um acervo de imagens, vídeos e áudios, editados para a realização de exposições, apresentações e publicações, além de comporem o site http://www.fernandamagalhaes.com.br e o livro Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance. O trabalho final para o doutorado como tese é um livro-deartista, impresso como objeto e também publicado virtualmente, como site. A tese é uma tese-de-artista, desenho tecidual, texto-tecidopele,superfície. Ali estão contidas construções, desenhos, pinturas, fotografias e textos que compõem esta criação-tese. As ações performáticas foram realizadas com grupos diversos e têm como resultado registros que constituem o trabalho. São impressões/inscrições dos corpos sobre lençóis brancos, fotografias, vídeos, paisagens sonoras, desenhos e gravuras. Na realização das exposições, parte deste material editado foi montado em instalações que compõem este corpo. Também foram realizadas apresentações multimídia. As exposições e as apresentações mostram fragmentos dos trabalhos referentes a cada ação realizada em seus eventos específicos. No livrotese e no site estão presentes partes dos cadernos de anotações produzidos durante o processo de construção do trabalho, além dos registros das ações e do texto escrito no percurso  para-sobre-no-com-entre o projeto-tese. As publicações são a obra-multiplicadora-informefragmento- rizoma-expansão-deslizamentoescoamento- transfiguração e pretendem construir uma rede de ações através da experiência de artista na construção de uma criação-tese.
Palavras-chave: Arte. Fotografia. Corpo.Performance. Desenho.










Nenhum comentário:

Postar um comentário