terça-feira, abril 17

O HOMEM - MÁQUINA



Estou lendo no momento este livro; O Homem- Máquina organizado por Adauto Novaes (Companhia das Letras). Muuuuuito bom! Toda obra faz referência a obra do mesmo título (que tanto quero ler...) de La Mettrie.

 "Este peso que trazemos conosco e que denominamos corpo e ao qual estamos presos como a ostra à sua concha". (Platão)

"Se meu corpo é inteiramente outro, a partir das intervenções da ciência e dos implantes e transplantes, a relação de ser no corpo é transformada em relação de propriedade: tenho um corpo, não sou mais um corpo." (Jean- Marie Brohm)

"Nietzsche nos ensinou que o homem não é princípio nem fim, mas ponte - uma frágil e magnífica estrutura que conecta o passado com algum futuro do qual somos colaboradores; nossa glória, nossa potência, é sermos o útero desse futuro- quer para levar a vida às estrelas, quer para nos tragarmos no abismo dos esquecidos. O que esse centauro, esse homem-m´quina fará com a vida? O que a vida fará com o homem-máquina?". (Luiz Alberto Oliveira)

"A velhice torna-se aterradora quando o tempo vivido não tem nenhum valor. O mito da eterna juventude, no limite, tende a produzir corpos sem história, dos quais tentamos apagar, com o auxílio da medicina, todas as marcas do passado."

"Quem poderá conceber os horrores de minha labuta secreta enquanto eu chafurdava na umidade profanada da cova ou torturava o animal vivo de forma a animar o barro sem vida? Mus membros agora tremem, e meus olhos nadam com a recordação [...] Peguei ossos de ossuários e perturbei, com dedos profanos, os tremendos segredos da estrutura humana[...] Mantive minha oficina de imunda criação; meus globos oculares saltavam de seus orifícios em resposta aos detalhes de meu emprego." (Mary Shelley - Frankenstein)



"A Igreja diz: o corpo é pecado. A ciência diz: o corpo é uma máquina. A propaganda diz: o corpo é um comércio. O corpo diz: eu sou uma festa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário