sábado, dezembro 24

O MACACO NU




...Rindo muito, lendo "O Macaco Nu" do zoólogo Desmond Morris , livro este de 1967 que descreve a espécie humana através de uma perspectiva etologista.
Segue alguns trechos:

"A minha justificativa é que, apesar de se ter tornado tão erudito, o Homo sapiens não deixou de ser um macaco pelado e, embora tenha adquirido motivações muito requintadas, não perdeu nenhuma das mais primitivas e comezinhas. Isso causa-lhe muitas vezes certo embaraço, mas os velhos instintos não o largaram durante milhões de anos, enquanto os mais recentes não tem mais alguns milhares de anos - e não resta a menor esperança de que venha a desembaraçar-se da herança genética que o acompanhou durante toda a sua evolução. Na verdade, o Homo sapiens andaria muito menos preocupado, e sentir-se-ia muito satisfeito, se fosse capaz de aceitar esse fato."

"Entre os primatas, não há muito espírito cooperativo, como sucede entre outros animais - os lobos, por exemplo - que caçam em grupo. Exste sobretudo competição e dominação. Claro que em ambos os grupos existe competição na hierarquia social, mas no caso dos macacos e símios não há atividades cooperativas que a atenuem."

"... A resposta para isso foi a criação de uniões aos pares. Os macacos caçadores machos e fêmeas tiveram de se apaixonar ..."

"...Um par de namorados murmura doces tolices e isto mostra que o significado do tom de voz é mais importante do que aquilo que se diz."

"O macaco pelado teve de criar capacidade para se apaixonar, para se ligar sexualmente a um companheiro fixo, para se acasalar.Ponha-se o problema como se puser, vem tudo dar no mesmo. Como é que isso se fez? Que fatores intervieram? Sendo primata, o macaco pelado tinha já tendência para criar ligações que duravam algumas horas, ou mesmo alguns dias, mas era preciso intensificar e prolongar o hábito. Um fator importante deve ter sido o prolongamento da infância."

"... Os lábios são sempre mais vermelhos que a pele vizinha, mesmo fora de período de excitação sexual, o que chamam a atenção para a presença de uma estrutura tátil sexual."

... e muito mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário