sábado, abril 30

MEU AMOR PLATÔNICO


Estou morrendo de sono, mas feliz... Terminei de ler nesta madrugada, República (Platão)...Muito, muito bom!!! Assim... Tenha paciência até a página vinte e cinco... Ai, ai, pensei; "Será que meu professor, sabia realmente o que estava falando quando disse que seria MUITO importante que eu lesse este livro... Sócrates é um chato e Polemarco um bobo." Mas aí... Surge, Trasimaco!!! Ateia fogo na conversa, quebra tudo!!!!
Relato de Sócrates:

"Eu e Polemarco retraimo-nos, assustados, enquanto ele, erguendo a voz, disse:- Que insensatez vos empolgou, a ambos, tanto tempo, ó Sócrates? E por que representais o papel de néscios em mútua complacência? Se realmente desejas entender o que é a justiça, não te limites a levantar questões e refutar espetacularmente as respostas que lhe dão - pois bem sabes que é mais fácil fazer perguntas que achar-lhes resposta - mas responde-me tu mesmo e dize-me o que entendes por justiça, e não me venhas defini-la como obrigatória, ou vantajosa, ou proveitosa, ou lucrativa, ou conveniente;mas, seja qual for tua definição, formula-a clara e precisa; e não tomarei a sério tua resposta, se me sais com baboseiras das tuas."

Enfim, o livro realmente é belíssimo!!!! O capítulo nono eu li e reli...Perfeito!!!
É uma obra utópica, de um ideal ético de Estado entretanto os vínculos que ligam os destinos das pessoas ao destino da cidade é o que o torna atemporal, e sublime.
Bom, é isso... Agora vou ao fichamento! Ah, a irônia da história : Acabei me apaixonando platônicamente pelos sofistas...rs...
Bom final de semana a todos!!!Obrigada pelos e-mails, pelo carinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário