quarta-feira, fevereiro 2

E POR FALAR EM JOÃO LEOPOLDO...


De todos os filósofos que trataram da Estética, Hegel é o que me dá mais trabalho, e talvez por isso, aquele que mais me instigue... Lê-lo é como estar entre geleiras... Se por um lado ele restringe o belo qualificando-o apenas como uma mera forma determinada, simples regularidade, subordinada a leis que a qualificam é ele, o próprio, que a exalta quando diz" o sentido do belo, não é inerente ao homem enquanto instinto, ou adquirido com o nascimento, mas também não é um sentido que é preciso formar. O sentido do belo, é uma apreensão que sem sair do sentimento, passa por uma tal formação que descobre o belo, imediatamente, qualquer que ele seja e onde quer que esteja". Tal afirmação pode facilmente ser constatada, bastando para isso, observar os olhos das pessoas repousarem pela primeira vez na figura de João Leopoldo.
Sempre quase um menino, sua beleza pode ser considerada religiosa, tal qual as madonas de Rafael... Formas do rosto, faces, olhos, nariz, lábios, adequados ao amor maternal, que é ao mesmo tempo glorioso e alegre, piedoso e humilde! Não é de se estranhar que ele cause tanto estupor por sua beleza... Sobre a plêiade de Argos , detendo a beleza de outros séculos!
Músico, pianista, compositor...Tenho que voltar a Hegel e lembrá-los que; "O reino da arte, é o reino das sombras do belo"... Onde João transita, com maestria.
Morava antes ao lado do prédio onde ele mora, e as vezes chegava do trabalho exausta, quase morta, aí ouvia o som do piano de João, rapidamente pegava meu bebê, a colocava na cama, abria bem as janelas e deixava a vida entrar...  
Não sei se por influência de um livro de contos de vários autores do realismo fantástico (ele ama) que me emprestou, mas acabei que associando sua obra musical a literatura de Maupassant, inquietante...
 


 A música abaixo chama-se da alma-a-lama, ele não gravou em nenhum cd, escutei pela primeira vez na voz de Hugo Rafael, imagine meu impacto! Tudo que sei dessa canção, é que ele fez para sua namorada, Marina  e por falar em beleza - olhos negros do Líbano...

6 comentários:

  1. Bia, que lindas suas palavras sobre o João, realmente música é o que sabe fazer!
    Obrigada pelos elogios, seus olhos são extremamente bondosos! Rs! Um beijão, minha amiga! Se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Muita saudade de ti, guria! Você é uma daquelas pessoas em minha vida, que não há combrança pela distância e nem pela ausência, é sempre como se estívessemos conversado ontem...Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Bia!!
    Sou coruja de Poldinho mas eu sei que realmente o que ele passa é aquilo que ele é de verdade!! Saudades de ti também!! Estou esperando uma menininha! Mais uma amiguinha pra sua filhota!! Tudo de bom pra vocês! Beijoooooooooo :)

    ResponderExcluir
  4. bela homenagem...todos que admiram esse grande musico/poeta/e artista etc e tal...irão certamente concordar...

    ResponderExcluir
  5. ...Fiquei muito feliz quando soube! Que teu brilho resplandeça, em mais um anjo!Beijos, Cacau!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu a presença, Marinês, beijos!!!

    ResponderExcluir