domingo, novembro 28

SONHO DE BONECA DE PAPEL


Atendendo ao pedido da minha querida aluna Paola Gabriel, vou colocar aqui um poema despretensioso que fiz a partir de um sonho que tive, duas semanas antes de dar a Luz a Giovana!
Mas primeiro, deixe-me falar desta guria linda que tenho a honra de ser professora; Paola é aquela menina encantadora, que adora participar de tudo, sempre cheia de opiniões e olhinhos de conta que brilham, parece a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo!
No intervalo dela, (está na quarta série) sempre dá um jeito de descer na quadra (mesmo sabendo que não pode!!!), para conversar um "assunto muito importante" que "não dá pra esperar"... Semana retrasada, levou o celular (que também não pode...rs...) para que eu escutasse uma música, que ela adorou e queria saber se eu poderia coreografar para ela e as amiguinhas se apresentarem no final do ano... Imagine minha cara quando ela colocou Elefhant gun do Beirut e perguntou se eu conhecia... Me encantei, claro! Aí, perguntei se ela tinha alguma idéia, pois a música é toda fluída, pede movimentos leves, giros e o uso dos três planos; ela simplesmente no meio da sétima série ( que poderia intimidá-la) saiu dançando, lindos movimento de braços e giros... Está é Paola! Esta semana, desceu com a cara toda chorosa, balançando uma boneca de pano pela mão e perguntando se eu sabia como tirar a mancha de canetinha vermelha que insistia em não sair (a boneca já estava em sopa)...
Esta criança linda, está construindo um blog, então dêem uma passada por lá, é a carinha dela! O endereço é http://abunecadepano.blogspot.com/...  Ah, e nem pergunte por que bUneca, e não bOneca... "A boneca é minha escrevo como quero...." rs ... Resposta dela a um guri, que ousou corrigí-la...É uma Emília, mesmo!
Bom, mas voltando a minha boneca, a de papel... Em uma noite chuvosa, dormi observando as gotas escorrerem pela janela de vidro, eu estava tão triste, já nem lembro por que...Sonhei que estava caminhando por um grande parque de diversões abandonado, e de repente deparei-me na escada de um carrossel com um bebê todo embrulhado em papel de seda, fiquei encantada mas com tanto medo de pegar e estragar... Decidi pegar e ao olhar bem pro seu rostinho, percebi que o bebê era também de papel...Segurei com muito cuidado, e me coloquei a caminhar... Meu sonho se misturou com o barulho da chuva e acabei acordando, assustada que a chuva pudesse molhar minha boneca de papel...Minha Giovana!

 
Sonho de boneca de papel
Papel de pipa, feito aquele que piá põem no céu
Boca cor de pitanga, madura, madurinha
Daquelas que comem o sanhaço e a  andorinha.

Pensei, pego essa boneca, não!Amassa, que não desamassa mais
Não deu não:Peguei! Uf...Boneca linda, demais.
Barulhinho, barulhinho, de papel fininho remexendo
Olhinhos de fita, barulhinho lá fora de chuva, chovendo.

Viça-verso, clara como noite enluarada
Papel de seda, bochecha de xícara chinesa, mãozinha espalmada
Mil lanternas iluminada de papel de arroz...Adormecida em couchê mate
Entre folhas petulantemente abertas, dispersas, sem arremate

Vincada em meus braços, minha boneca de papel
Subindo e descendo em cavalinhos descascados, em solitário carrossel
Sonho de boneca de papel
Papel de pipa, feito aquele que piá põem no céu.