segunda-feira, novembro 1

O PÁSSARO CATIVO









Estas cousas o pássaro diria,

Se pudesse falar.

E a tua alma, criança, tremeria,

Vendo tanta aflição:

E a tua mão tremendo, lhe abriria

A porta da prisão...



Olavo Bilac

... Estou na biblioteca da FEFISO, e aqui a sala dá pra uma grande varanda, que apesar de ficar no centro da cidade, parece suspenso no nada! Amo este lugar!!! Acabei de ver dois pássaros brincando no peitoril...movimentei -me devagar, deixei a caneta, a agenda , parei de teclar e me aproximei...incrível eles não se incomodaram comigo! Brincaram, pularam, movimentaram-se como se tudo fosse um grande balé e foram embora...foi o mais próximo que estive de pássaros livres...
Lembrei desta sequência de imagens (Imagens & Letras), e de um poema (looooooooongo) que escolhi pra declamar na quarta série (e não consegui...rs...); O pássaro cativo (Olavo Bilac)!
E estando aqui, na minha antiga faculdade, "casa" do meu grande professor Paulo Borges (filosofia), não pude deixar de pensar em suas palavras: "é necessário que superem sua imanência de bichos"... É aí, que me pergunto: será o melhor mesmo?