segunda-feira, maio 28

SALA SÃO PAULO

Hoje foi dia de Sala São Paulo, orquestra e Parque do Ibirapuera!











domingo, maio 27

AIN'T GOT NO... I' VE GOT LIFE



LEITE-BAR KOROVA


"É um livro" disse eu."Você está escrevendo um livro" Eu falava com uma golósse bem grosseira." Eu sempre tive a maior admiração por quem sabe escrever livros" Então eu olhei p'ra folha de cima e tinha o nome - A LARANJA MECÂNICA - e eu falei: "Esse título é bastante glupe. Onde é que já se viu uma laranja mecânica?" Então eu li um malenquinho, com uma golósse meio aguda, que nem de pregador: "... A tentativa de impor ao homem, criatura superior e capaz de doçura, a fluir suculentamente, na última fase da Criação, dos cantos dos lábios barbudos de Deus, tentar impor, digo eu, leis e condições apropriadas para uma criação mecânica, contra isto eu levanto a minha pena-espada."O Tapado fez o velho som de língua no beiço com essa eu também tive que esmecar. Então, comecei a rasgar as folhas e espalhar os pedaços pelo chão ... / ...Primeiro o punho esquerdo, depois o direito, de modo que o nosso amigo, o vermelho, vermelho vino de primeira casta e o mesmo em todos os lugares, como se fosse produzido pela mesma grande firma, começou a escorrer e a manchar o lindo tapete limpo e os pedacinhos do livro dele que eu continuava rasgando."

"O dia era muito diferente da noite. A noite pertencia a mim e meus drugues..."

"Vai ser a sua própria tortura" disse ele sério."Espero em Deus que te torture até a loucura."Então, antes que ele me dissesse, eu sabia o que era. A ptitsa velha que tinha aqueles cótes e cóchcas tinha passado desta para melhor, em um dos hospitais da cidade. Eu tinha rachado assim com força demais. Ora, ora. Agora eu já tinha feito de tudo. E só estava com quinze anos."

"Ser bom pode não ser agradável, 6655321. Pode ser horrível, ser bom..." pg. 104, leia é o trecho mais belo do livro!

(Laranja Mecânica- Anthony Burgess).



sexta-feira, maio 25

MAS QUE NADA



Hoje foi dia de Makeba, estou escutando-a desde as cinco da manhã... completamente apaixonada! Gosto muito de Daúde e acabei descobrindo que pata-pata é de Makeba (ou ao menos é a mais famosa intérprete), pronto foi o que bastou pra encher o celular de Makeba!
Fechar esta semana, tão difícil (bela, mais difícil), acho que só com Makeba, mesmo!
Ontem fui a igreja, e sentei-me ao lado de uma senhora que só a cumprimento, não sei seu nome e nós nunca conversamos, mas eu sei que ela sabe que amo a sua voz...  E ali, escutando aquela voz aveludada cantando "Eis que a noite é passada"  e reconhecendo o som do sax do meu pai, no meio de uma orquestra imensa, chorei... As vezes é preciso que a musica invada a alma, e nos diga: "mas que nada, sai da minha frente que eu quero passar" outras vezes, é preciso que anjos desconhecidos nos digam "Eis que a noite é passada"...


quinta-feira, maio 24

ODE DESCONTÍNUA E REMOTA PARA FLAUTA E OBOÉ. DE ARIANA PARA DIONÍSIO

Ariana em Naxos, de John William Waterhouse (1898)

Se todas as tuas noites fossem minhas
Eu te daria, Dionísio, a cada dia
Uma pequena caixa de palavras
Coisa que me foi dada, sigilosa

E com a dádiva nas mãos tu poderias
Compor incendiado a tua canção
E fazer de mim mesma, melodia.

Se todos os teus dias fossem meus
Eu te daria, Dionísio, a cada noite
O meu tempo lunar, transfigurado e rubro
E agudo se faria o gozo teu.

Hilda Hilst.





sexta-feira, maio 18

WCW


"Senhoras, levantem as barras das suas saias, vamos atravessar o inferno."

(WCW - Prefácio de Uivo - Ginsberg).

quinta-feira, maio 17

PRA TE LEMBRAR



Que é que eu vou fazer pra te esquecer?
Sempre que eu já nem me lembro, lembras pra mim
E um silêncio teu me pede pra voltar
Como um anjo lindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus vai pagar...

Que é que eu vou fazer pra te deixar?
Sempre que eu apresso o passo, passas por mim
Cada sonho teu me abraça ao acordar
Como um anjo lindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus vai apagar...
Que é que eu vou fazer pra te lembrar?
Como tantos que eu conheço e esqueço de amar
Em que espelho teu, sou eu que vou estar?

Ao te ver sorrindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus vai apagar...

(Nei Lisboa).

CORRA LOLA, CORRA.



Acho que sou boa correndo... Em algumas ocasiões em minha vida precisei correr (todas elas, um capítulo a parte em minha trajetória), sempre me espantei depois ao constatar a velocidade que conseguia atingir em grandes percursos, mas acabava esquecendo, atribuindo ao fator que me fez correr mais peso que minha própria habilidade.
Hoje foi um dia que deu tudo tão errado, mas tão errado, que no final da tarde coloquei o tênis e saí pra correr... Estou toda dolorida, mas ajudou a acalmar a minha mente (há dias que acho que mora um macaquinho pulando dentro da minha cabeça que não fica quieto por nada neste mundo, ou melhor uma família de macaquinhos...).
Bom, pra não ser mais uma daquelas coisas que postergo, decidi que vou participar de um circuito de corrida de rua.
O mais próximo que tem aqui em Sorocaba é o O Circuito da Longevidade Bradesco Seguros  (não é propaganda, acho que nunca nem entrei neste banco) .
As inscrições vão até o dia 18/07/2012 (quarta-feira) e o valor da inscrição é de R$ 20,00 (mais de 50 - R$ 10,00).
A prova ocorrerá no Parque das Águas, dia 22/07/20122, sendo que a largada iniciará as 08h00. Vou começar a treinar, vai ser divertido. Aliás, se alguém quiser treinar comigo é só me dar um toque pelo e-mail, tá?! Abraço crianças  e até breve! 
Ah, já estava me esquecendo; veja o regulamento, as etapas do percurso da tua cidade no endereço: http://www.corridadalongevidade.com.br/


PS- Caso queira participar na categoria ELITE, entre em contato com a direção através do email lauterbr@globo.com. Serão considerados atletas de elite aqueles homens e mulheres com resultados, em provas homologadas pela CBAt. 





MERCY STREET



A CANÇÃO DA TORRE MAIS ALTA


Davi de Michelangelo

Que venha, que venha
a hora da paixão.

Tenho tido paciência,
nunca esquecerei.
Temores e dores
para os céus se foram.
E uma sede insana
tolda as minhas veias.

Que venha, que venha
a hora da paixão.

estou como o campo
entregue ao olvido,
crescido e florido
de joios, resina,
ao bordão selvagem
das moscas imundas

Que venha, que venha
a hora da paixão.

(Arthur Rimbaud - Uma Temporada no Inferno).

segunda-feira, maio 14

PACIÊNCIA ...



STUDIUM 33


Em minhas pesquisas sobre o corpo, encontrei uma dissertação ótima que saiu neste mês na revista virtual  do Instituto de artes da Unicamp ; Studium 33.
Carlos Sollberger Jeolás, é o autor da dissertação (para obtenção do título de mestre): Vendo (o) Corpo, Vendo (a) imagem: a autorrepresentação fotográfica de mulheres e travestis profissionais do sexo do Itatinga/Campinas.
O trabalho foi realizado com mulheres e travestis profissionais do sexo do Jardim Itatinga, bairro de prostituição de Campinas (São Paulo, Brasil), verificando como a praticas fotográficas podem apresentar marcas de gênero  e autorrepresentações. Veja na íntegra a dissertação e a galeria de fotos, no site : http://www.studium.iar.unicamp.br/33/index.html

UX


Ilustração: André Farkas
Há 30 anos, na calada da noite, um grupo de adolescentes parisienses realizou uma invasão fora de série. Reuniram-se num café perto da Torre Eiffel para repassar os planos pela última vez. Abrindo a tampa de um bueiro, desceram pela escada e chegaram a um túnel de concreto por onde passava um cabo que avançava pela escuridão.
Seguiram o cabo até a fonte: o subsolo do edifício do Ministério das Telecomunicações. Uma grade horizontal bloqueava o caminho, mas eles eram magrinhos, conseguiram passar e subiram ao térreo. Na central da segurança, encontraram três molhos de chaves e um livro de ponto que indicava quais guardas estavam em serviço.
Mas não havia guardas à vista. Os invasores vasculharam o prédio por horas, sem encontrar ninguém, até que, num fundo de gaveta, viram o que estavam buscando: os mapas da rede urbana de túneis do ministério.
Copiaram os mapas e devolveram as chaves...
(Jhon Lackman).


DEL AMOR Y OTROS DEMONIOS



Não li esta obra de Gabriel Garcia Marquez, mas o filme baseado no romance é muuuuito bom! A diretora é Hilda Hidalgo, vale a pena conferir! Ah, a última cena é primoroza;




domingo, maio 13

NOITES BRANCAS


Este foi o único livro que li de Dostoiévski! Um dia alguém muito culto porém de uma pobreza de espírito igualmente proporcional, disse-me que se este era o único livro que tinha lido de Dostoiévski então não tinha lido Dostoiévski... Talvez estivesse certo, não sei! Mas o que sei é que este livro é esplêndido!!! Hoje acordei, pensando em encontra-lo no que se transformou minha biblioteca... Minha coitada biblioteca!!! Minha filha tem renite e sinusite, então tive que retirá-los do quarto... Quando meu pai, no mês passado acordou-me todo animado dizendo que iria levá-los para a biblioteca, tive que conter um grito! O convenci que faria sózinha, e fiz... beeeeeeeeeem devagar... Aqueles mais frágeis, mais meus amigos, fui colocando dentro do guarda roupa... agora tem livros  junto as blusas, a maquiagens, calcinhas, meias...rs... Toda vez que vou pegar uma roupa, penso que preciso dar um jeito, mas como não vem nenhum jeito a minha cabeça, a não ser abandoná-los em caixas fechadas na biblioteca super populosa, vai ficando o caos instalado dentro de portas fechadas.
Enfim, encontrei-o...Estava junto aos cremes pro cabelo.... É a história de um homem solitário, que se apaixona por uma moça em quatro noites! Li quando era adolescente, e nesta época eu ficava revoltada com os finais tristes, então eu pegava do trecho que eu "ainda achava bom" e escrevia outro fim, depois grampeava nos livros...rs... com o tempo, percebi que os finais que inventava eram péssimos, sofríveis, dignos de fazer os autores revirarem nos túmulos em um lampejo de sabedoria nos altos dos meus quatorze anos, arranquei  e piquei todos os meus finais felizes...
Apesar de não ter nome este personagem é um dos mais fortes que já li (não, não supera Gilliatt - nada supera Gilliatt - Trabalhadores do Mar), mas é arrebatador as últimas páginas, te faz desejar que as noites brancas amanheçam logo...

"... O sonhador, para o definir por menorizadamente, não é um homem, é uma espécie de criatura do genero neutro.Aloja-se, na maior parte do tempo, num inacessível refúgio, como se pretendesse até ocultar-se da luz do dia."

"O quarto está imerso na obscuridade; a sua alma está vazia e triste; todo um reino de quimeras se desmoronou em seu redor, se desmoronou sem deixar rastro, sem ruído nem tumulto, passando como um sonho, e ele nem sequer se recordou de ter acalentado essas quimeras."

"Mas que só eu recorde a minha dor... Que o teu céu seja luminoso, que seja claro e sereno o teu gentil sorriso e bendita sejas tu própria pelo minuto de felicidade  de alegria que proporcionaste a um coração solitário e grato. Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?..."





GIOVANA MORENA
















 

"... Onde estás, é dia claro", guria! Te amo!


sexta-feira, maio 11

TRABALHADORES DO MAR


Tal era Gilliat.
Em suma, era apenas um pobre homem sabendo ler e escrever. É provável que estivesse no limite que separa o sonhador do pensador. O pensador impõe, o sonhador obedece. A solidão domina os ânimos simplices, complica-os, enche-os de horror sagrado. A sombra em que entrava o espírito de Gilliatt compunha-se, em partes quase iguais, de dois elementos, obscuros ambos, mas diferentes; dentro dele, a ignorância - enfermidade; fora dele, o mistério - imensidade.
A força de trepar em rochedos, de escalar os declives, de navegar no arquipélago, qualquer que fosse o tempo, de manobrar a primeira embarcação que aparecesse, de arriscar-se dia e noite nos canais mais difíceis, tornou-se, sem tirar lucro disso, e só por fantasia e satisfação, um admirável homem do mar.

(Victor Hugo)




sábado, maio 5

VOLÚPIA

E do meu corpo os leves arabescos

Vão-te envolvendo em círculos dantescos

Felinamente, em voluptuosas danças…

(Florbela Espanca - Volúpia - Livro de Mágoas)





quarta-feira, maio 2

LES 400 COUPS (OS INCOMPREENDIDOS)



... Procuro este filme, há tempos! 
PS- Este filme de François Truffat é de 1959. Caso alguém saiba onde posso adquirir, agradeço muitíssimo.