segunda-feira, janeiro 30

DIA BRANCO

MANECO QUINDERÉ



A primeira vez, que parei e reparei efetivamente na luz, foi quando tinha cinco anos e minha irmã me esqueceu no porão de casa... Um dia conto, o quanto ela me esquecia e as quase tragédias que isto causava...rs...Voltando; o porão era escuro, só havia uma pequena luz no teto, mas o interruptor era alto. Neste porão grande, escuro e úmido ficavam os livros do meu pai e a máquina de costura da minha irmã (a esquecida...) e não sei como aconteceu, mas fiquei ali por horas sozinha, poderia ter gritado, me desesperado, mas as luzes que entravam pelos feixes da porta, iluminavam a entrada do porão e eu podia ver hipnotizada os desenhos das linhas no chão e milhões de partículas de pó (mágico na época, em minha cabecinha avoada) que planavam e desapareciam... O encantamento foi tanto, que acho que desde então todo meu olhar, primeiro é procurando a luz, depois as sombras...
Quando penso em ter uma casa, por mais que eu me esforce não consigo mais imaginar como gostaria que fosse a decoração, as disposições dos ambientes (coisa que já sonhei e já fiz), hoje nada além, de como eu gostaria que houvesse luz ... Bom, aí assisti um documentário deste iluminador, Quinderé e compreendi o quanto minha necessidade estética tem haver com luz e sombras...



http://manecoquindere.com.br/

... neste vídeo que eu postei do Gnt, há pouco das obras dele mas, o documentário é longo e muito bom !!!

domingo, janeiro 29

NASCENTE



FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO - MERLEAU-PONTY




É preciso optar: ou aquele que vive algo ao mesmo tempo sabe aquilo que vive, e então o louco, o sonhador ou o sujeito da percepção devem ser acreditados pelo que dizem, e deve-se apenas assegurar-se de que sua linguagem exprime bem aquilo que vivem; ou então aquele que vive algo não é juiz daquilo que vive, então a experiência da evidência pode ser uma ilusão...



... completamente, encantada!

sábado, janeiro 28

COME SUNDAY





Oh dear Lord I've loved
God almighty, God up above
Please, look down and see my people through.

I believe the sun and moon
Will shine up in the sky
When the day is grey
It's just clouds passing by.

He'll give peace and comfort
To every troubled mind
Come sunday, oh come sunday
That's the day.

Often we feel weary
But he knows our every care
Go to him in secret
He will hear every prayer.

The leaves in the valley
They neither toll nor spin
And flowers bloom in spring
And birds sing.

Up from dawn till sunset
Man work hard all the day
Come sunday, oh come sunday
That's the day.

CORRA E OLHA O CÉU



sexta-feira, janeiro 27

A HISTÓRIA DA BELEZA - VIGARELLO



...Completamente apaixonada por este livro!
Os olhos têm força própria, um brilho como os dos gatos ou dos lobos. Eles são um "farol" desdinado a " orientar um navio". (pg.21)

quinta-feira, janeiro 26

BANHO DE BRILHO EM CABELO RUIVO


... Na verdade, não há diferença alguma com outras cores de cabelo...rs... Só direcionei ao ruivo, pois percebi que tem dado muuuito certo fazer banho de brilho no meu cabelo! Não dá pra ficar tingindo o cabelo sempre (detona!!!), o que e faço então é retocar a raiz e fazer banho de brilho... Bom, heis a receita básica:

- 1/2 tubo de tinta vermelha, cobre, vinho...enfim...da coloração que costuma usar e da mesma marca!
- 20 ml de creme hidratante capilar de cor branca
- 20 ml de água oxigenada de 20 volumes
- 1 colher de sopa de Bepantol (agora há específico para estética)
Misture tudo (pote e colher de plástico... nada de metal, guria!)
Cabelo lavado, enxuto, passe a mistura, mecha à mecha, 30 minutinhos enxagúe bem e... Parfaite !!!

























terça-feira, janeiro 24

DEIXANDO O PAGO



BERGMAN






Ernst Ingmar Bergman, em minha singela opinião, o maior cineasta que já existiu... nada há e nada haverá após ele! Amo, profundamente "O sétimo selo"... A impressão que este filme causou-me, quando assisti pela primeira vez, jamais me abandonou.
Sempre me perguntei, por que, entre tantos filmes, justamente este fala mais alto a minha alma? Tenho algumas suposições, mas foi esta semana, assistindo Persona, que entendi que entre outras coisas o que me faz sentir tão íntima desta obra (O sétimo Selo!) é o Tempo de Bergman... Há sempre um prolongamento do silêncio, onde me reconheço, me encontro e tudo faz sentido...
Estou a procura de "gritos e sussurros"... Este ano, está decidido, quero assistir a obra completa (sei que é grande), deste que é "O sol, entre as estrelas".

domingo, janeiro 22

CHOVENDO...



DIMANCHE

DESEJO E PERIGO - ANG LEE



Assisti, este filme ontem! Magistral! Há cenas bastante fortes, de violência e sexo, entretanto nem isso é o mais pertubador... O que perturbada mesmo, é a brutalidade da vida que se impõe e no final se percebe que a vida da personagem principal, resume-se a um único papel... o mais trágico, o menos ordinário.
...Mas talvez o incomodo maior seja outro... É ver, uma ideologia politica de liberdade, usar os meios para justificar os fins, através do corpo de uma mulher, e esta nos últimos instantes, descobrir que só conheceu o amor, através de um torturador.



quinta-feira, janeiro 19

DÉLICAT

... Faz tempo que não abro esta caixinha! Vivendo entre livros e Giovana... Boas companhias! Bom, mas hoje, voltei a desenhar roupas, e procurando inspirações, achei muita coisa legal, dêem uma olhada, beijos a todos e ótimas férias!!!!!